top of page
Buscar
Foto do escritorAna Clara Santana

Audiência de Conciliação: tudo o que você precisa saber

Uma das fases iniciais do processo civil, que é a legislação que dita as regras do processo que envolve direito das famílias, danos morais e direitos do consumidor, é a audiência de conciliação. Porém, apesar de muita gente acreditar que seja só uma etapa dispensável, é um passo muito importante para tentar solucionar aquele conflito.


A audiência de conciliação está prevista na Lei visando a possibilidade da solução dos conflitos de forma mais rápida, porque assim o Poder Judiciário consegue entregar uma resposta às partes de forma mais eficaz. Outro ponto muito interessante é o fato das pessoas envolvidas naquela disputa chegarem a um denominador comum, ou seja, elas mesmas irão decidir a respeito daquela demanda, evitando que um terceiro não envolvido decida por elas.


Por ser um ato do Poder Judiciário, a presença do Advogado ou Defensor Público é obrigatória e a presença das partes também. Caso você não compareça à audiência e não apresente uma justificativa plausível, poderá sofrer a sanção do pagamento em até 02% do valor da causa ou da vantagem econômica que pretende ter. Quando há a contratação do Escritório Ana Clara Santana de Advocacia, é feita uma reunião de alinhamento das expectativas para que a nossa equipe consiga compreender os anseios do cliente e também apresentar a ele o que, no ponto de vista dos nossos profissionais, seria um bom acordo.


Obviamente que apesar de ser um meio eficaz, nem todo acordo irá responder efetivamente os anseios daquelas pessoas envolvidas. Muitas vezes é melhor deixar que o processo siga o seu curso natural sem celebrar um acordo, do que sair da demanda mais insatisfeito ainda.


Para a audiência de conciliação e qualquer outro ato durante o seu processo, é fundamental que você expresse suas dúvidas, medos, e até mesmo as expectativas em relação ao processo. Dessa forma a nossa equipe consegue te orientar da melhor forma e te passar a segurança que você precisa nesse momento.


“Mas Dra. e se não chegarmos a um acordo?” Se não for feito acordo durante esta audiência específica, durante o curso do processo é possível que seja celebrado, caso seja da vontade das partes. Porém se não for, o processo seguirá o seu rumo tradicional e ao final terá uma sentença proferida pelo juiz responsável pelo caso.

Se ainda restou alguma dúvida em relação à sua audiência de conciliação, chame a nossa equipe no Whatsapp que estamos prontos para te ajudar!




26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page